CURSO DE NR-23: BRIGADA ESCOLAR & PRIMEIRO SOCORROS COM BASE NA LEI LUCAS
Para: Pessoa Jurídica
Qual a importância da Brigada de Incêndio Escolar?
Além de garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local e prevenir que incêndios aconteçam, esse grupo de profissionais da rede de educação estarão cumprindo a lei e se resguardando juridicamente as escolas.
O que é uma Brigada de Incêndio?
A Brigada de incêndio é um grupo de pessoas que podem ser voluntárias ou não e que deverão ser treinadas em combate a incêndio, sua prevenção e primeiros socorros. Esses colaboradores, agora denominados brigadistas, irão executar o primeiro combate no caso de princípios de incêndio e os primeiros socorros no caso de haver vítima. Esse atendimento realizado pelos brigadistas será desenvolvido até que no local chegue o socorro especializado.
O curso de formação de Brigada de Incêndio é o treinamento a ser ministrado para que este grupo adquira os conhecimentos necessários para as funções que lhe são peculiares. Esta formação é uma exigência das Normas de Procedimento Técnico do Corpo de Bombeiros.
Durante o curso, todos os brigadistas, receberão aprendizados das técnicas mínimas de combate a incêndio e primeiros socorros.
O que é a Lei Lucas?
A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada dia 04/10/2018. Ela obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
- A Lei Lucas exige treinamento dos profissionais de infância a cada dois anos. Se informe se a escola ou espaço de recreação que a criança frequenta tem a equipe treinada para oferecer o primeiro atendimento. E sim, essa lei inclui BUFFETS INFANTIS.
O texto recebe o nome de Lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar e torna obrigatória a capacitação para professores, e colaboradores de escolas, creches e outras instituições de ensino.
E vale ressaltar que haverá penalidades para quem não cumprir a lei. A punição começa pela notificação do descumprimento da lei. Após isso, pode haver multa e até mesmo a cassação do alvará ou responsabilização patrimonial.
O objetivo é garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local.
Atribuições de uma brigada de incêndio.
– Introdução;
– Aspectos Legais;
– Teoria do Fogo;
– Propagação do Fogo;
– Classes de Incêndio;
– Prevenção de Incêndio;
– Métodos de extinção;
– Agentes extintores;
– EPI;
– Equipamentos de combate a Incêndio;
– Equipamentos de detecção;
– Alarme;
– Luz de emergência e comunicações;
– Abandono de área;
– Pessoas com mobilidade reduzidas;
– Riscos Específicos da planta;
– Psicologia em emergências;
– Sistema de controle de incidentes;
– Primeiros Socorros – Avaliação Inicial;
– Vias Aéreas;
– RCP;
– Hemorragias.
É requisito da NR-23, Norma de Procedimento Técnico nº 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e Lei Lucas (13722/18),o que obriga as áreas de risco ou edificações mantenham este grupo com curso de formação de Brigada de Incêndio para atuar emergencialmente.
O curso de Brigada de Incêndio é realizado em três níveis:
1. Básico com duração de 08 horas/aula;
2. Intermediário com duração de 20 horas/aula;
3. Avançado com duração de 40 horas/aula.
Formando brigada de incêndio na B-Force Cursos de Capacitação.
Realizado o curso, cada aluno receberá certificado de formação conforme determina a legislação e a empresa contratante receberão o competente atestado de formação de brigada de incêndio para que possa fazer a regularização da edificação junto aos órgãos públicos competentes.
Ligue agora ou nos envie uma mensagem que entraremos em contato com você.
Mais informações sobre o curso ?
Deixe sua mensagem